Assista ao Vídeo Manifesto dos Indigos - Os Visionários do Caminho





Vídeo Institucional da Escola de Criatividade do Instituto
Mensageiros do Amanhecer






Uma aula numa Oficina da ESCOLA DE CRIATIVIDADE da Casa Índigo

quinta-feira, 17 de julho de 2014

EDUCAÇÃO HOLÍSTICA: MANIFESTO DA PEDAGOGIA 3000 - A Pedagogia do Terceiro Milênio (manifesto subscrito pelo Instituto Mensageiros do Amanhecer)







Estimados amigos e amigas,



É com muita alegria que fazemos chegar até vocês o Manifesto Educação 3000, redigido conjuntamente por mães, pais, jovens e educadores de vários países, para impulsionar uma nova educação e maior consciência no planeta Terra.
 

Se gostarem e quiserem unir-se a nós, convidamos todos a difundirem este manifesto, a infundi-lo e a torná-lo realidade, estejam onde estiverem.



Com muito carinho
 

Noemi Paymal, Ignasi Salvatella, Ivete Carrión e
Equipe Internacional de Redação




Manifesto
Educação 3000



1 - Considerando,

  • 1.1 - as mudanças rápidas e massivas que estão ocorrendo com todas as crianças e jovens de hoje, mudanças que observamos no âmbito físico, fisiológico, emocional, cognitivo, de conduta, ético e espiritual;
  • 1.2 - a necessidade de adequar a educação atual às capacidades das crianças e dos jovens de hoje, tanto em sua forma de aprender, como em seu modo de ser, perceber e interiorizar o mundo;
  • 1.3 - a necessidade de que as mães, os pais e os docentes vivam a educação com bem-estar, paz e harmonia, bem como de melhorar a qualidade da vida no lar, na escola e na sociedade;
  • 1.4 - as aspirações globais atuais com relação à co-construção de uma nova humanidade mais humanitária, solidária e multicultural;
  • 1.5 - os novos paradigmas que incidem em todos os âmbitos do desenvolvimento humano;

2 - Manifestamos,

  • 2.1 - que queremos, todos juntos, impulsionar uma nova educação que responda aos parâmetros expostos anteriormente;
  • 2.2 - que desejamos colaborar ativamente para uma nova educação que seja baseada nas crianças e jovens, e em suas necessidades atuais;
  • 2.3 - que pretendemos co-construir agora, e cada um de onde estiver, um ambiente educativo apropriado, assim como ferramentas e propósitos para uma nova educação;
  • 2.4 - que nos comprometemos a atender os aspectos afetivos e emocionais das crianças, dos jovens e de si mesmo, como base fundamental de todo o processo de crescimento;
  • 2.5 - que vamos difundir o acima exposto e criar uma maior consciência global no planeta;

3 - Convidamos,


3.1 -  Aos Estados, Nações, Ministérios de Educação e Organismos Internacionais comprometidos com a infância, a juventude e o desenvolvimento humano, às ONGs, Instituições, Associações, Coletivos e a toda a população mundial,
  • 3.1.1 - a somar-se e a atender de forma harmoniosa, dentro de seus âmbitos de influência, às mudanças que uma nova educação requer, apoiando, assim, o futuro de seus respectivos países e do planeta;
  • 3.1.2 - a considerar e priorizar em todas as áreas (educativa, sanitária, social, esportiva, tecnológica, ambiental...) a todas as crianças e jovens de hoje e aos que estão por vir;
  • 3.1.3 - a fomentar e instrumentar os quatro pilares da educação expostos no informe à UNESCO pela Comissão Internacional sobre a  Educação para o Século XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser;
  • 3.1.4 - a apoiar investigações multidisciplinares e desenvolver ferramentas alternativas e complementares para o desenvolvimento integral do ser;
  • 3.1.5 - a reconhecer que o direito à educação começa no período pré-natal e continua durante todo o ciclo vital;
  • 3.1.6 - a implantar um marco legal flexível que reconheça às famílias e aos educadores a liberdade de criar escolas-centros experimentais e a levar a cabo outras iniciativas educativas alternativas, oferecendo o apoio necessário;

3.2 - Aos produtores e meios de comunicação,

  • 3.2.1 - a comunicar e a transmitir as novas características e necessidades das crianças e jovens de hoje, assim como as ferramentas educativas a eles vinculadas;
  • 3.2.2 - a produzir, promover e difundir programas, produtos e materiais que apoiem tudo o que foi anteriormente manifestado e que gerem maior consciência.

4 - Desejamos que o maior número de pessoas, associações, instituições e governos assinem este Manifesto e que o apoiem ativamente,
          Para nós mesmos;
                  Para as crianças e jovens;
                          Para a nova humanidade;
                                  Para o planeta.

                           


Argentina, em 8 de agosto de 2008

 
Enlace Mundial para uma Nova Educação - EMANE


                                                                                      
Manifesto redigido por cidadãos do mundo, reunidos durante o Encontro Internacional do Enlace Mundial para uma Nova Educação - EMANE, que teve lugar na Argentina, em 3 de agosto de 2008, organizado por Pedagooogia 3000, Adhyayana22 - Educándo-nos con Conciencia e
Centro de Investigación Asiri, na ocasião firmado inicialmente por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Espanha, Catalunha, França, México e Peru e lançado simultaneamente para o mundo todo em 8 de agosto de 2008.


  • Pedagooogía 3000®, npaymal@pedagooogia3000.info, noemi.paymal@gmail.com, www.pedagooogia3000.info,  (591) 772 17 913, La Paz, Bolivia. Noemi Paymal.
  • Adhyayana22 - Educándo-nos con Conciencia, educacio22@gmail.com (34) 665 804 833 Barcelona, España. Ignasi Salvatella.
  • Centro de Investigación Asiri, infoindigoasiri@gmail.com, www.indigouniversal.org, (51) 1 226 39 52, Lima, Perú. Ivette Carrión.
  •  y el equipo de redacción y de traducción.





Tradução para o Português: Isabel Seidl
Fonte: www.pedagooogia3000.info




NOTA:
O Instituto Mensageiros do Amanhecer não só fez a sua adesão a este movimento e subscreveu o presente manifesto, como também adotou a Pedagogia 3000, uma das vertentes da Educação Holística, como a sua base pedagógica, por refletir exatamente a sua visão da educação e a sua filosofia de trabalho. A Pedagogia 3000 é o sistema pedagógico ideal e o mais adequado para a educação de crianças com altas habilidades ou crianças índigo, as crianças do Terceiro Milênio.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário